Hoje resolvi testar uma receita de bolo de banana fit com chocolate. Já fiz várias receitas e essa ficou muito deliciosa, porém preciso te falar que eu não deixo ela tão fit como deveria ser. Mas se você quer realmente que ele seja mais fit e funcional é só substituir os ingredientes por alguns mais saudáveis.

É opcional você acrescentar chocolate, mas eu coloquei 1 barra de chocolate ao leite picado, mas você pode usar chocolate 70% ou uva passa, castanhas, ou até banana picada.

Por mais de um ano levei a dieta lowcarb bem a sério. Nesse período fiz muitas receitas lowcarb – algumas boas, outras nem tanto. Eliminei um pouco de peso, mas ter que ficar cuidando o que vou comer e o que pode ou não adicionar nas receitas acabou ficando desgastante e caro.

Sei que afirmar que comer bem é caro é um erro, pois ser saudável não tem preço. Mas hoje acredito mais que o equilíbrio e a consciência do que como é mais importante do que restringir alimentos.

Então como equilíbrio é tudo, sempre que possível faço receitas com ingredientes menos processados com menos açúcar e na medida do possível mais naturais e saudáveis.

E hoje foi o dia desse bolo de banana, ele ficou uma delícia, e quero compartilhar a receita com você. É muito fácil de fazer e você vai ficar feliz com o resultado.

Primeiramente quero dizer que cozinhar é algo mais sobre sentir os ingredientes e o ponto da receita. Você pode adicionar uva passa, castanhas, chocolates, enfim o que achar que combina com banana, e que de fato é muita coisa, pois a fruta é um ingrediente fácil de trabalhar e combinar com diversos sabores.

Abaixo escrevi a lista de ingredientes que você vai precisar, use ela como checklist para ir marcando o que já separou, assim você não se perde na receita e é muito mais agradável cozinhar quando organizamos os ingredientes antes de começar o preparo.

Ingredientes

 3 bananas pra massa + 2 pra forrar a forma (total 5 bananas)
 5 ovos
Açúcar – 1 xícara (coloquei metade mascavo e metade demerara)
Óleo – 1/2 xícara (usei azeite de oliva)
Farinha de arroz – 1 xícara e meia
Farinha de aveia – 1 xícara e meia de farinha de aveia (ou até dar o ponto, ouça o áudio)
Canela em pó – 1 colher (chá)
F
B
Chocolate 70% – 90 gramas (eu usei chocolate ao leite mesmo – opcional)
E

lista de compras

Você vai precisar de:

 Banana
 Ovos
 Oleo
 Acúcar / mascavo e demerara
 Farinha de aveia
 Farinha de arroz
 Fermento
 Canela em pó
 Chocolate
 Bicarbonato de sódio (opcional)
 E

Modo de fazer

por Jane Adriana | Sobremesas | Bolo de Banana Fit com Chocolate

MODO DE FAZER – Massa Bolo de Banana Fit com Chocolate:

  1. Ligue o forno a 200°
  2. No liquidificador, bater as bananas + ovos + açúcar + óleo + canela + baunilha.
  3. Despejar a massa numa vasilha e acrescentar as farinhas, mexendo até ficar homogêneo
  4. Adicione o chocolate (ou outros como a uva passa)
  5. Por fim, adicione o fermento + bicarbonato. Reserve a massa.
  6. Unte a forma com manteiga, forre com açúcar demerara e disponha fatias não muito finas de banana no fundo
  7. Despeje a massa e leve para assar de 35 a 40 minutos (para saber se assou coloque uma faca limpa no bolo ainda no forno, se a faca sair limpa está assado, se acaso ainda grudar massa deixe mais 5 minutos e teste novamente – Importante: Não abra o formo antes de 30 minutos)
  8. Pra dar um toque final, corte uma fatia e polvilhe canela em cima.

    Agora é só servir essa delícia! 😋⠀

    Gostou dessa receita de bolo de banana fit com chocolate? Compartilha com seus amigos! 😃⠀Deixa seu comentário ou sugestão. Agora se você quer uma receita mais doce, menos Fit e linda para impressionar, veja essa Torta de Limão com Chocolate!

    Até a próxima receitinha! Abraços