Dias frios são a maldição da massa, kkkkk. Fazer o pão crescer no frio é bem complicado, principalmente para quem mora no Sul do Brasil, onde as temperaturas no inverno podem chegar a -0º em algumas regiões.

Portanto aqui na minha região tenho dificuldade em fazer o pão crescer no frio, esse ano (2020) fez dias com 3° nesse cenário o pão não cresce sem ajuda. Mesmo em épocas mais quentes onde a temperatura não passa dos 16° / 18° já é bem demorado para o pão crescer.

Colocar no forno pré aquecido demanda muito cuidado, portanto pode ser um desastre, uma vez que pode aquecer demais e começar a assar seu pão antes mesmo dele crescer. Além disso acaba ressecando a massa e criando uma película seca em cima dela impedindo o crescimento. Ao mesmo tempo como está frio o ambiente externo o forno perde a temperatura rápido também.

Logo depois que perdi algumas massas de pão fui pesquisar mais sobre o assunto, no entanto o que encontrei não considerei como uma solução prática. Por exemplo, encontrei estufa para pães, embora somente encontrei para padaria, entretanto é inviável usar em casa, rsrs. Semelhantemente estufa para calçado, estufa de papelão, estufa de de lata de tinta, mas nada adequado para usar de modo caseiro, então criei a minha própria.

A princípio uma caixa de isopor com uma lampada que mantém a temperatura ideal para o pão crescer. Entre 27º / 30° sem demandar cuidado. Pra mim tem dado muito certo, espero que pra vocês também!

E para testar essa estufa de pão, faz essa receita de Pão de Milho, que é uma delícia.

MATERIAIS NECESSÁRIOS para a Estufa:

Caixa de isopor (o tamanho você decide, no vídeo explico) usei uma de 27L – uma unidade
 1 soquete de porcelana (e27)
Fio de energia – 1,5mm eu usei 1 metro, mas pode ser mais comprido se precisar
 1 tomada macho
 1 lâmpada alógena (comum) de 15w
 Papel alúminio
 Papelão

montagem:

  1. Acompanhe o Vídeo


Gostou dessa estufa para fazer seu pão crescer em dias frios? Compartilha com seus amigos! 😃⠀Deixa seu comentário ou sugestão.

Agora aproveita e faz esse Pão do Madero que é uma delícia, e já testa essa estufa para pães. 

Até o próximo post! Abraços