Eu não sei dizer quando começou meu amor por pimenta. Acredito que não tenha sido na infância.

Uma curiosidade sobre isso é que crianças astecas indisciplinas eram castigadas com pimenta malagueta ​​para remediar o mau comportamento. As crianças indisciplinadas eram presas à fumaça da queima de pimenta chile como uma forma de disciplina , o que soava brutal, considerando seu uso em intimidação de animais e spray de pimenta. (Fonte: Mentalfloss)

Muito louco, não é mesmo. Contudo me lembro da minha mãe (Janete) gostar muito de pimenta, quanto mais ardida, melhor. Isso desde sempre. Quando ela conheceu a geleia de pimenta, amou na hora, ainda que tenha dito: “é fraquinha né”. Minha mãe é muito tolerante a ardência da pimenta (capsaicina).

Ainda que eu goste muito, e até que tolero bastante do picante, prefiro continuar sentido o gosto da comida também. Então gosto de pimentas com ardor médio pra forte, desde que não estrague o paladar. As pimentas de cheiro não são as minhas favoritas, mas vão bem em pratos para dar cor e um leve sabor.

Hoje estava com muita vontade de comer pimenta, com um hambúrguer delicioso que o Ferdinando faz, e claro aquele pãozinho caseiro que é uma delicia.

E como sobrou resolvi testar essa receita de geleia de pimenta. A receita original levava muito mais açúcar, e achei meio exagero então reduzi mais da metade e achei que ficou muito bom. Doce e picante.

Minha dica é que se você gosta de mais ardor, então coloca metade das pimentas com semente e metade sem. Eu deixei somente uma com semente, e para o me gosto poderia ter ficado mais picante.

Ingredientes

Geleia de Pimenta:
 
 
 
 

lista de compras

Você vai precisar de:

 Pimenta vermelha (dedo de moça)
 Açúcar
 Gelatina sem sabor

Modo de fazer

por Jane Adriana | Molhos | Geleia de Pimenta

Aprenda a fazer Bolo no Pote

Modo de Fazer:⠀

  1. Lave as pimentas, corte ao meio de comprido e tire as sementes junto com a membrana (Use luvas, ou suas mãos vão queimar)
  2. Coloque a água e o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo
  3. Ferva por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar
  4. Desligue o fogo e junte as pimentas com a gelatina já hidratada conforme instrução da embalagem (ouça o áudio que tem uma dica sobre a gelatina)
  5. Deixe esfriar


Sirva gelada com queijos, carne, salada, pão, ou o que der vontade! 😋⠀

Gostou dessa receita de geleia de pimenta? Compartilha com seus amigos! 😃⠀Deixa seu comentário ou sugestão.

Até a próxima receitinha! Abraços Jane.